Curiosidades

                             

 

 

 

ESTUDAR OU APRENDER?

 

Qual a diferença entre essas duas atitudes?

 Muitas são as diferenças: quando você vai para estudar, quer mais informações; quando vai para aprender, quer mais ser - não informações. Quando você aprende, seu ser cresce. Quando você estuda, sua memória é quem cresce. Quando você estuda, sabe cada vez mais e mais; quando aprende torna-se cada vez mais - e essas são coisas totalmente diferentes. Um homem pode ter uma grande memória, saber muitas coisas, e, no seu íntimo, ser completamente mendigo, pobre, não ter nada. Ele pode estar-se iludindo que conhece muitas coisas, mas esse conhecimento não o auxiliará - a menos que ele seja. O conhecimento é fútil! Apenas ser auxilia.

Se você estiver morrendo, quem irá com você? Seu conhecimento ou seu ser? Quem o auxiliará? Quem será a ponte? O que você poderá carregar consigo além da morte? Conhecimento? O cérebro será deixado para trás porque faz parte do corpo. Apenas o ser é levado para lá. E como você nunca o olhou, ele permaneceu pobre, faminto - você nunca o alimentou.

 

O aprendizado é do ser, o conhecimento é apenas da memória, da mente.

Gurdjieff costumava fazer perguntas àqueles que o procuravam. 
A primeira delas era se estava em busca de conhecimento ou do ser.
"Você quer saber mais ou ser mais?" Estas são duas dimensões basicamente diferentes. E se alguém dissesse: "Quero ter mais conhecimento", Gurdjieff dizia: "Esta porta está fechada. Não estou aqui para revelar conhecimentos. Há muitos departamentos, universidades, faculdades que estão dando conhecimento. Vá lá. Quando estiver cheio desses conhecimentos, venha e bata à porta. Se eu estiver vivo, ela estará aberta, mas apenas àqueles que estão em busca do ser."

Um homem pode saber tudo sobre água, mas como irá saciar a sua sede? É tão tolo! Você pode saber que H2O é a base de toda a água. Se um homem estiver morrendo de sede no deserto e você escrever essa fórmula no papel, dizendo: "Este é o segredo da água", ele dirá: "Está bem, este é o segredo. Mas e a minha sede?"

Um homem está morrendo por falta de amor e você o alimenta com conhecimento sobre o amor. Em que isto o ajudará? Há milhões de livros sobre o amor, mas nem sequer um amante se satisfez com eles. De que adiantam? Se um homem estiver morrendo, e você lhe falar sobre a imortalidade, isto não irá fazê-lo melhor, não criará a imortalidade para ele.

Nem Água, Nem Lua - Osho

 

 

 

QUE TIPO DE PESSOA VIVE AQUI?

 

Conta uma popular lenda do Oriente Próximo, que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:
- Que tipo de pessoa vive neste lugar ?
- Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem ?" ? perguntou por sua vez o ancião.
- Oh, um grupo de egoístas e malvados - replicou o rapaz ? estou satisfeito de haver saído de lá.
A isso o velho replicou:
- A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:
- Que tipo de pessoa vive por aqui?
O velho respondeu com a mesma pergunta:
- Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?
O rapaz respondeu:
- Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.
- O mesmo encontrará por aqui - respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:
- Como é possível dar respostas tão diferente à mesma pergunta?
Ao que o velho respondeu :
- Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive.
Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui, porque, na verdade, a nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter controle absoluto

 

 

 

SER FELIZ

 

"Ser feliz é um direito inato de todos, mas infelizmente a sociedade, as pessoas com as quais estamos vivendo, que nos trouxeram para este mundo, não pensaram nada a respeito disso. Elas estão somente reproduzindo seres humanos como animais – até mesmo pior que isso porque pelo menos os animais não são condicionados. Esse processo de condicionamento deve ser completamente mudado. A mente deve ser treinada para ser uma serva do coração.
A lógica deve servir ao amor. E assim a vida pode se tornar um festival de luzes."

Osho.

 

 

 

A TODOS INTERESSA"

 

Esta passagem é atribuída a Sócrates. Se verdade ou não,pouco importa.Atravessa séculos sem perder o valor. Contam que descendo a Acrópoli deten-se frente ao
Grande Mercado de Atenas. Semblante,preocupado,notado pelos seus discípulos
já acostumados perguntam-lhe!Que lição queres nos passar.Vejam que povo infeliz
de quantas coisas, supérfluo, esse povo precisa pra ser FELIZ.Sábia lição! Estamos
incorrendo,sujeitos,no mesmo erro. Abrindo mão do fundamental super valorizando o trivial, supérfluo. não raro vulgar. Torna-se necessário, em tempos
confusos, ir em busca de valores que nos faça verdadeiramente felizes.Reconhecer! Felicidade mão é privilégio dos que,aparentemente,tudo tem.É,acima de tudo, estado
de consciência.resulta de valores muito mais sutis.Mas das vezes da sintonia inter
pessoal.Destaque-se o AMOR! Verdadeiro alimento dos mais nobres sentimentos.
Basta observar os que Amam. São lindos,felizes.Duma lindeza,sempre,percebida,por quem Ama...Não se pode comprar em nenhuma mercado "NÂO ESTA A VENDA"
Paz e bem
Ludi N´zenza

 

 

 

A MENTE IRÁ COM VOCÊ.

 "Você pode deixar o mundo, mas não pode deixar a sua mente aqui. A mente irá com você, ela está dentro de você. E onde quer que você esteja, essa mesma mente irá criar o mesmo tipo de mundo ao redor de você".

Um mestre estava numa região deserta do Himalaia com dois amigos. Entraram em uma caverna deserta. Era tão bonita que passaram a noite lá. Na manhã seguinte veio um monge e disse: "Saiam, esta é minha caverna!"
O mestre disse a ele: "Como é possível que esta caverna seja sua? Você não vê que é uma caverna natural? Você não pode tomar posse dela, você não a construiu. E você renunciou ao mundo, à sua casa, à sua família, aos seus filhos, seu dinheiro e tudo mais, e agora está dizendo que esta é sua caverna e que nós devemos sair? Esta caverna não pertence a ninguém!"
Ele estava muito irritado. Disse: "Vocês não me conhecem! Sou um homem perigoso! Não vou deixar a caverna para vocês. Tenho vivido nela durante os últimos treze anos!"
O mestre o provocou o máximo que pode, ele estava cheio de ira, pronto para matar! Então o mestre virou-se e disse: "Está bem. Nós vamos embora. Estávamos apenas provocando você para lhe mostrar que treze anos se passaram, mas sua mente continua a mesma. Agora esta caverna é sua, porque você morou aqui treze anos. Você não a trouxe consigo quando nasceu e não a levará quando morrer. E nós não ficaremos aqui para sempre, apenas uma noite. Somos apenas viajantes, não monges. Vim apenas ver quantas pessoas estúpidas vivem nessa parte do mundo, e você parece ser a mais estúpida de todas".
Você pode deixar o mundo... mas será o mesmo. Você irá recriar o mesmo mundo, porque estará levando a planta em sua mente. Não se trata de deixar o mundo, a questão é mudar a mente, renunciar à mente. É isso que a meditação é.

Osho.